Você já deve ter visto ou ouvido falar no popular “telefone de rádio”. O uso e a aparição do aparelho têm sido frequente não só nas ruas, como também em novelas, minisséries e campanhas publicitárias.
Popularizado no Brasil pela empresa Nextel, o equipamento é, na verdade, um aparelho de telecomunicação móvel como qualquer outro, mas com o diferencial da tecnologia Push-to-Talk (PTT).
A expressão se refere a um meio de transmissão de dados que possibilita a comunicação de voz entre duas ou mais pessoas ao mesmo tempo, transformando dispositivos móveis ou fixos em aparelhos de radiocomunicação.
Aprendendo a usar o Push-to-Talk
Ao iniciar uma conversa em PTT, é necessário apertar uma tecla para enviar a sua mensagem. A voz do usuário é captada pelo microfone presente no aparelho e enviada para o outro dispositivo desejado. Esse segundo aparelho, por sua vez, recebe a mensagem de voz e emite novamente o som enviado pelo primeiro aparelho.
Aperfeiçoando os recursos da tecnologia, a Nextel, precursora do PTT no país, oferece ainda a opção de poder realizar ligações sem o uso do viva voz. Dessa forma, é possível se comunicar normalmente e de maneira reservada, como em uma ligação de celular convencional. Outra vantagem é que os aparelhos Push-to-Talk da Nextel podem ter outras funcionalidades, dependendo do modelo. Os smartphones, por exemplo, têm jogos, aplicativos e outros recursos como MP3 player, envio de SMS e câmera fotográfica.
Artigo criado por Nextel exclusivo para o REI DO TECH.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, não xingue, ofenda ou use linguagem inadequada. Todos os comentários passam por moderação.