Páginas

Pesquisar

Loading

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Ninguém quer mais comprar computador



Por um lado, o consumidor apertou o cinto após a crise de 2008. Por outro, esse mesmo consumidor foi correndo comprar um tablet. Some a esses dois lados a falta de inovação e temos aí os três fatores responsáveis pela notável queda na venda de desktops para pessoas físicas (não entram nessa estatística PCs comprados por empresas).

As duas maiores fabricantes mundiais de computadores pessoais, Hewllett-Packard (HP) e Dell, declararam que a desaceleração nas vendas ao consumidor nos primeiros meses do ano derrubou as receitas totais.

“O mercado de computadores continua bifurcado”, disse Leo Apotheker, presidente executivo da HP. “A queda acentuada em nosso segundo trimestre é maior do que havíamos antecipado.”

A HP disse que as vendas de PCs no último trimestre fiscal – que terminou em 30 de abril – caíram 5%, para US$ 9,4 bilhões. A queda de 23% nas vendas de computadores ao consumidor pesou muito mais para a companhia do que o aumento de 13% nas vendas para empresas.

A empresa anunciou aumento de 5% no lucro líquido no trimestre, para US$ 2,3 bilhões, ou US$ 1,05 por ação, contra US$ 2,2 bilhões, ou US$ 0,91, no mesmo trimestre, em 2010.

O faturamento durante o atual trimestre deve ser de US$ 31,1 bilhões a US$ 31,3 bilhões, abaixo das projeções dos analistas – que previam que ele fosse de US$ 31,8 bilhões. O faturamento do ano inteiro está fixado em US$ 129 bilhões a US$ 130 bilhões, com o lucro corrigido de pelo menos US$ 5 por ação, também abaixo das projeções.

Já para a Dell, as vendas de servidores, computadores e dispositivos de armazenamento para empresas continuou ajudando a compensar as fraquezas que têm assolado seu negócio de consumo nos últimos anos.

Brian Gladden, diretor financeiro da empresa, afirmou que as vendas de consumo foram ainda mais fracas do que a companhia esperava para o trimestre. Mas acrescentou que esse mercado responde por apenas 20% do faturamento total da empresa, “uma dinâmica que é realmente boa para nós”.

A Dell anunciou que no primeiro trimestre, o lucro líquido quase triplicou, de US$ 341 milhões, ou US$ 0,17 por ação, para US$ 945 milhões, ou US$ 0,49 por ação. O faturamento cresceu 1%, para US$ 15 bilhões.

E, ainda por cima, as duas empresas também sentiram o efeito dos desastres do Japão. A HP disse que esperava um golpe de US$ 700 milhões no segundo semestre de seu ano fiscal por conta da demanda reduzida por seus produtos, os custos mais altos de componentes e a necessidade de despachar seus produtos por ar e não por mar.

Executivos da Dell disseram que a empresa experimentou rupturas relativamente menores em sua cadeia de suprimento em consequência do terremoto e do tsunami no Japão durante o trimestre.

Redação REI DO TECH, via Estadão

23 comentários:

Anônimo disse...

Eu discordo dessa opinião,pois acho o PC muito melhor porque tem muinto mais recursos tecnicos do que um netboock,notboock e tablet.

Anônimo disse...

Eu sinceramente acho que o americano comprar é uma coisa. Mas os brasileiros... O cara vai usar dentro de casa(todo mundo sabe que na rua não é seguro, metrô, ônibus)e o Ipad 1 e 2 não tem muitas funções que ao meu ver sejam interessantes, como falta de cabo usb, e outros fatores

Anônimo disse...

Pô, só porque eu comprei um HOJE achei esse post
hahahahah

rafael disse...

Será que o preço vai cair ?? =DDD

Anônimo disse...

Aí está, o mercado modifica-se, o mundo são dos proativos.

Se não tiver o que fazer

http://semmeiotermo.blogspot.com/

Dá uma ajuda aí

Unknown disse...

Já que não está vendendo abaixem os preços para metade do valor: quero ver se não vende!

http://nutrikatia.blogspot.com

Anônimo disse...

Eu particularmente não compro mais computadores montados, compro as peças e monto.

Paulo (Infodias) disse...

Com a queda nos preços dos notebooks e a grande oferta de netbooks, tablets e smartphone esta tendência só tende a acelerar a aposentadoria do velho desktop.

Ciro disse...

netbook, notebook e tablet são computadores.

Anônimo disse...

Eu prefiro notebook pq ocupa menos espaço em casa, já que eu n tenho um cantinho, com mesa e cadeira só p o desktop, sendo o notebook bem mais versátil nesse sentido.
Como eu só uso p estudar e navegar na net, não jogo, nem trabalho na área, notebook atende prefeitamente o publico com esse perfil que n precisa de muito rendimento. Por isso entendo a queda nas vendas de PC...mas tem gostos e necessidades para tudo...por isso acho q mesmo assim não vai acabar o PC.

VitorM disse...

Histórinha pra boi dormir, o desktop vai ficar um bom tempo no mercado, GAMERS o 1° notebook para gamers da razer custa 6 mil reais uhasuhasuhauhs... 2° conforto, obviamente o notebook tem suas vantagens, mas tem as suas desvantagens tbm... 3° Tablet NÃO é concorrente do desktop e sim dos notes, toda uma gama de utilidades que um PC tem e outros aparelhos não... Essa história de o PC está morto é só pra enxer os bolsos de quem vende portateis.

visite. http://patineteprateado.com

Anônimo disse...

vai jogar wow num ipad prá ver como é bom

Anônimo disse...

Trabalho em uma loja de informática e a venda de PCs caiu, enquanto a de notebooks aumentou consideravelmente. Motivo? A configuração semelhante ao de um desktop para com um PC e a redução dos preços, sem falar a praticidade de um notebook. Mas existe o fato de que se quiser fazer um upgrade em um notebook vai sair muito mais caro (e nas maiora das vezes é impossivel fazer) do que em um PC.

Anônimo disse...

Desktop não vai desaparecer tão cedo, ainda que as vendas sejam diminuídas. Por isso, dizer que: "Ninguém quer mais comprar computador" é um exagero! Além do mais, notebook, tablet e smartphone também são computadores.

Anônimo disse...

Isso depende da necessidade de cada um e a finalidade pelo qual vc compra o objeto!
eu tenho um Notebook e um Ipad pro meu trabalho e faculdade. Mas quando eu quero relaxar...curti a velocidade do processador, os gráficos dos jogos com a minha GTX 590 e desfrutar da imagem transmitida por uma TV 52"... eu uso meu PC. Ai nao existe ipad nem note que bata isso!

jOn disse...

Eu acho q não é bem por aí, esse título de q ninguém quer mais comprar computador está errado. As vendas caíram bastante nos países desenvolvidos pq hji lá quase todos já tem um computador e não é como antigamente q trocavam de pc todo ano pq era lerdo. Hji em dia um pc meia boca roda legal se vc só usa p/ internet e etc.. P/ q vários teras e Gigas p/ isso.
Agora aqui no Brasil a coisa é diferente, quase metade da população ainda não tem computador e a distribuição é desigual, tipo no nordeste apenas 42%. E dessa porcentagem não é todo mundo q tem acesso a internet (Lan house bomba na periferia rs).
As vendas de computadores no Brasil ainda está aquecido, eu acho q o mesmo acontece em outros países em desenvolvimento (Casas Bahia vendendo q nem água um computador Positivo de 999 em 36x sem juros rsrsrs).

Seu Jorge disse...

aceito doação!
quem quiser me doar um pc da HP ou da Dell entre em contato! ;)

David Pereira disse...

Isso é só o começo do fim dos Desktops, pois só estão investindo no portáteis, e num futuro próximo os tablets vão ter as mesmas funções dos desktops.

Ruim para quem mexe com hardware, assim como eu.

Glenn disse...

Isso pode ser verdade nos EUA e Europa, mas aqui, Brazilzão que ainda nem chegou na verdadeira conexão 3G e banda larga, desktops ainda sobreviverão por décadas...
E ainda, estão falando de mercado doméstico, no empresarial, desktops ainda reinarão por um longo tempo.
Tablets, pelo menos aqui nesse terceiro mundo lotado de impostos, são curiosidades caras. Estou falando de tablets de verdade, como Xoom, iPad... não esses "coisos" chineses com processadores fajutos e telas touch resistivas que não tem nem multitouch.

Anônimo disse...

Compro peças e monto um bom desktop, então acredito que os desktop tem muito caminho pela frente, mesmo porque são mais baratos em relação aos notebooks e tablets. O titulo esta um pouco sensacionalista.....

Anônimo disse...

A tendência é d diminuir a utilização d desktops, pois hj é exigido muita mobilidade em diversos setores. O desktop é um trambolho... sinceramente dps q eu comprei o meu notebook nunca mais voltarei para o desktop... pois o note me atende em tudo inclusive jogos.

Gustavo Tylor disse...

Também discordo um pouco, pois a poucos dias comprei neste site meu computador novo.
http://www.lojasmm.com/ch/cat/266/0/MaisVendidos/Decrescente/20/1/0/0/.aspx
Porém, acredito que o titulo esteja um pouco errado, pois não é o fator de não querer mais comprar e sim que a mobilidade e os tablets que estão entrando no mercado em grande escala fazendo os consumidores repensarem se realmente o desktop é interessante. Tanto que os preços dos notebooks despencaram de alguns anos para cá. Entretando, minha opinião é que vai demorar para o desktop ser continuado, pois conheço muita gente que não troca um desktop por um notebook, por exemplo. Abraço

jefferson disse...

nao foi so tablets o motivo, mais sim smartphones e Consoles tambem.

Postar um comentário

Por favor, não xingue, ofenda ou use linguagem inadequada. Todos os comentários passam por moderação.