Na Alemanha, pesquisadores mostraram que dados enviados como mensagens de texto podem desligar celulares simples.
Pesquisadores de segurança mostraram que mensagens de texto cuidadosamente elaboradas, enviadas para celulares via SMS, podem provocar seu desligamento sem que o dono saiba.
Modelos populares da Nokia, LG, Samsung, Motorola e Sony Ericsson são afetados pelo que os pesquisadores chamaram de “SMS da Morte”.
Os pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Berlim, na Alemanha, usaram um truque simples de imitar as mensagens de dados que as operadoras móveis enviam aos celulares. Geralmente as mensagens são utilizadas para tarefas como configurar o aparelho para um provedor específico, mas elas podem ser facilmente subvertidas.
O mais surpreendente é que o ataque tem como alvo os celulares comuns, do tipo feature phone, em vez dos smartphones. Os celulares dessa categoria são assim chamados porque fazem uma ou duas tarefas adicionais, como tocar MP3 ou navegar na web, além de fazer chamadas.
Os feature phones são mais baratos que os smartphones. Assim, embora os smartphones chamem mais atenção da mídia, no mundo real são os feature phones os mais utilizados em todo o mundo. Por isso, a escala de um ataque desses pode ser gigantesca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, não xingue, ofenda ou use linguagem inadequada. Todos os comentários passam por moderação.