Páginas

Pesquisar

Loading

quinta-feira, 8 de março de 2012

Apple lança sucessor do iPad 2: "The New iPad"


A ansiedade terminou. A Apple lança oficialmente a nova versão do seu tablet, que trouxe melhorias significativas quanto ao hardware para desbancar a concorrência.

O evento de apresentação durou cerca de uma hora e meia, mas mesmo assim o nome do novo tablet ficou incerto durante todo o tempo. Nada de iPad 3, iPad 2 HD ou iPad HD. O tablet foi chamado na ocasião do evento de "The New iPad", mas o nome na verdade será apenas "iPad", pois a empresa informou que desistiu de adotar nomes específicos para cada versão lançada, como faz com o iPod Touch, por exemplo.

Tim Cook iniciou o evento com a tradicional apresentação de dados estatísticos sobre o desempenho da empresa e de seus produtos nos últimos meses. A partir daí, foram revelados os aspectos do Novo iPad.

A tela foi a primeira a ser destacada. Confirmando todas as especulações, a Apple equipou o Novo iPad com a famosa Retina Display já existente desde o iPhone 4. Com ela, o tablet apresenta imagens com uma resolução de 2048 x 1536 pixels, sendo quatro vezes o número de pixels das versões anteriores do iPad e 1 milhão de pixels a mais que uma HDTV.

iPad x HDTV

A tela surpreendeu a todos. A Epic Games, desenvolvedora do que é considerado o jogo que utiliza ao máximo as capacidades gráficas do iPad, afirmou que o novo aparelho "tem mais resolução e memória do que o Xbox 360 e o PS3". "São mais pixels que qualquer televisor que você possa ter em casa", disse a Apple afirmando que os pixels não serão mais um problema para os sistemas de comunicação.

As melhorias incluíram também um novo processador batizado de A5X, ainda com CPU dual-core, mas com processador gráfico quad-core - quatro vezes superior ao chip produzido pela NVIDIA, o Tegra 3, segundo a Apple.

Processador Apple A5X.

Um tela de alta definição não seria tão interessante se não houvessem imagens à altura para serem exibidas. Se antes a câmera do iPad 2 deixava a desejar, a Apple não hesitou em equipar a nova versão de seu tablet com a iSight Camera, que possui o mesmo sensor óptico utilizado no iPhone 4S. Reconhecimento facial, estabilização de vídeo, foco automático e a possibilidade de gravar vídeos com qualidade Full HD (1080p) são alguns de seus destaques.

Foto tirada pelo Novo iPad.

Apesar de o novo iPad não contar com o Siri, assistente virtual controlado por comando de voz disponível apenas no iPhone 4S, o teclado virtual do aparelho conta agora com uma função semelhante. Agora, o usuário poderá ditar textos para que o tablet transcreva o conteúdo falado. Infelizmente, apenas os idiomas inglês, alemão, francês e japonês serão suportados.

Quanto à conectividade, o Novo iPad será o primeiro dispositivo da Apple capacitado para o uso de redes 4G LTE de alta velocidade, que ainda não estão presentes no Brasil. Inicialmente, apenas operadoras norte-americanas vão oferecer conexões deste tipo para o Novo iPad: Telus, Rogers e Bell no Canadá; Verizon e AT&T nos Estados Unidos. Bluetooth 4.0, Wi-Fi e 3G completam o pacote.

O design do tablet é idêntico ao do iPad 2, exceto pelo seu peso (agora são 652 gramas na versão Wi-Fi e 662 gramas na versão Wi-Fi + 4G) e espessura (9.4 mm). As 10 horas de duração da bateria foram mantidas, caindo para 9 horas quando o 4G está ativado.

O Novo iPad.

Antes disponível apenas no sistema Mac OS X, o programa de gerenciamento de fotografias iPhoto ganhou versão para iPad. O aplicativo permite fazer ajustes em imagens, como alterar a saturação e aplicar filtros, e criar galerias de imagens que podem ser acessadas na web. As vendas já começaram e o aplicativo custa US$ 4,99 na App Store.

Novas versões do iMovie, do iWork e do GarageBand foram lançadas no evento e também estão disponíveis na App Store - os usuários que tiverem os softwares instalados podem fazer a atualização gratuitamente. 

Os preços, como de costume, continuam os mesmos. Os modelos somente com Wi-Fi saem por US$ 499 (16 GB), US$ 599 (32 GB) e US$ 699 (64 GB), enquanto que os preços dos modelos Wi-Fi + 4G ficam entre US$ 629 (16 GB), US$ 729 (32 GB) e US$ 829 (64 GB). Além disso, a Apple informou também que o iPad 2 continuará sendo vendido, mas apenas nas versões Wi-Fi e Wi-Fi + 3G com 16 GB de armazenamento, custando respectivamente US$ 399 e US$ 529.

O Novo iPad estará à venda a partir de 16 de março nos EUA e em outros nove países (Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Suíça, Japão, Hong Kong, Singapura e Austrália). No dia 23 de março, o aparelho chegará à mais 26 países, não incluindo o Brasil, o que não parece ser novidade.

Redação REI DO TECH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, não xingue, ofenda ou use linguagem inadequada. Todos os comentários passam por moderação.