A Adobe Systems anunciou através do seu blog oficial nesta quarta-feira (09/11) que vai descontinuar o Flash Player dedicado aos navegadores de dispositivos móveis. Agora, a companhia investirá na linguagem HTML5.
O diretor-geral de desenvolvimento interativo da Adobe, Danny Winokur, informou em seu blog que a companhia não desenvolverá outras versões do Flash Player para navegadores de aparelhos portáteis a partir da próxima a ser liberada, a versão 11.1.
Winokur afirmou também que o HTML5 é "universalmente compatível com os principais dispositivos móveis" e que "é a melhor solução para criar e ver conteúdo no navegador de plataformas móveis". Ele disse ainda que se compromete em trabalhar com empresas como Google, Microsoft, Apple e RIM para "para impulsionar a inovação do HTML5, que (estas empresas) podem utilizar para melhorar seus navegadores móveis".
Apesar de o desenvolvimento do "Flash Player portátil" estar suspenso, a Adobe continuará o suporte contra bugs críticos e o fornecimento de atualizações de segurança, e vai permitir que seus licenciadores de código fonte continuem trabalhando e lançando suas próprias implementações.
Poucas foram as empresas que não implantaram o Flash Player em seus dispositivos. Uma delas é a Apple, que fez valer essa decisão desde as primeiras versões do iPhone, do iPad e do iPod Touch, apoiando sempre o HTML5.
De um modo geral, o Adobe Flash Player foi designado inicialmente para exibir apenas animações bidimensionais, mas hoje é amplamente utilizado no desenvolvimento de jogos, interfaces gráficas embutidas em páginas da web e banners de publicidade online, além de streaming de áudio e vídeo a exemplo do YouTube.
Redação REI DO TECH
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, não xingue, ofenda ou use linguagem inadequada. Todos os comentários passam por moderação.