Visando a popularização dos smartphones e principalmente a ampliação do uso da internet, o Ministério das Comunicações estuda a possibilidade de uma redução em 25% do imposto aplicado a esse tipo de aparelho.
A desoneração do imposto se daria através de incentivos fornecidos pela Lei do Bem, que promove uma redução no alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e zera a tributação de PIS/Confins. Se aprovada, a redução de 25% será oferecida exclusivamente às empresas que fabricam os smartphones no Brasil, não beneficiando, portanto, os aparelhos importados.
A ideia inicial do projeto partiu de pesquisas realizadas pelo governo, onde foi constatado que um dos grandes desejos da classe C é possuir um smartphone. Logo, caso houvesse uma queda nos preços, estes aparelhos iriam se popularizar rapidamente no país, trazendo consigo um maior base de clientes para as operadoras, que teriam de investir mais em suas redes de dados para ampliá-las e oferecer uma maior qualidade no serviço de internet móvel.
Atualmente o Brasil conta com 236 milhões de celulares, mas apenas 36 milhões são smartphones. Segundo o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, a iniciativa do governo ampliaria consideravelmente o número de smartphones no país a exemplo do que aconteceu com os computadores, que, com a carga tributária reduzida, se tornaram populares no Brasil.
Redação REI DO TECH, via INFO Online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, não xingue, ofenda ou use linguagem inadequada. Todos os comentários passam por moderação.