Embora existam rumores sobre o assunto desde 2006, o lançamento do Drive, serviço de armazenamento em nuvem do Google, está se aproximando. Com grandes atrativos para conquistar o consumidor, o novo serviço da gigante das buscas chegará ao mercado com vantagens que poderão desbancar facilmente a concorrência.
O Google Drive está em pauta já a algum tempo, mas somente agora os detalhes estão surgindo. Informações recentes indicam que o serviço fornecerá 5 GB de armazenamento gratuito para seus usuários. O Drive contará ainda com um sistema de sincronização entre computadores ou smartphones, por exemplo, e a nuvem, facilitando o acesso aos arquivos em qualquer terminal. Mas o grande trunfo da empresa está no preço.
No Dropbox, serviço de armazenamento online mais conhecido, o plano de 50 GB custa US$ 99 por ano. Se o usuário quiser o dobro da capacidade, terá que desembolsar US$ 199 ao ano. Uma outra empresa, a SugarSync, cobra US$ 100 anuais pelo plano de 60 GB e US$ 150 pelo plano de 100GB. Há ainda a Box, que comercializa 1 TB por US$ 450 ao ano. São valores salgados para o consumidor final, que não está disposto a pagar muito em um serviço web. Sempre é possível conseguir armazenamento de graça, mas geralmente é algo limitado, assim como qualquer outro bônus.
No Google Drive, 80 GB saem por míseros US$ 20 ao ano, e 200 GB, US$ 50. Sem dúvida, será difícil competir com esses preços caso eles realmente estejam atrelados ao novo serviço. O Google Drive tem outra vantagem: funcionará integrado ao Android, o que levará a um aumento rápido no número de usuários. Os concorrentes sentirão o poder econômico do Google e terão de se esforçar para nivelar seus preços.
Redação REI DO TECH, via INFO Online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, não xingue, ofenda ou use linguagem inadequada. Todos os comentários passam por moderação.