O alemão Hugh Teso, piloto com 30 anos de experiência, disse durante a conferência Hack in the Box, em Amsterdam, conseguir explorar brechas no sistema de dados das aeronaves, obtendo assim o controle do avião.
Teso afirmou que desenvolveu um aplicativo para Android, chamado PlaneSploit, capaz de interferir no sistema de gerenciamento de voo da aeronave.
Utilizando um simulador de voo, Teso disse ter sido possível fazer o avião responder a seus comandos e demonstrou como foi capaz de controlar tudo na aeronave desde o ar-condicionado até o sistema de navegação.
O aplicativo, por sua vez, exibe um cockpit completo com botões disponíveis para direcionar a aeronave a uma localização específica ou até mesmo para fazer com que o avião caia.
Uma das funções do aplicativo também permite fazer piscar luzes dentro do cockpit do avião, levando os pilotos a terem a impressão de que os sistemas estão em curto.
Mas o controle do avião só seria possível se o mesmo estiver em piloto automático, sendo cancelada caso o piloto assuma o controle manual da aeronave.
Rei do Tech, via INFO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, não xingue, ofenda ou use linguagem inadequada. Todos os comentários passam por moderação.