Um grupo de cientistas propôs o que, segundo alguns, talvez seja uma solução viável para o acúmulo crescente de lixo espacial em torno da Terra.
Os autores dizem que o esquema, descrito em artigo publicado na revista científica Acta Astronautica, poderia remover, de forma relativamente barata, entre cinco e dez objetos do espaço por ano.
A ideia envolve o lançamento de um satélite que se acoplaria aos objetos - fragmentos de foguetes usados e outros detritos - e os equiparia com um motor propulsor. O motor levaria o objeto em direção à atmosfera da Terra, onde ele se desintegraria.
Em 2007, a China apresentou ao mundo um sistema antissatélite criado para destruir satélites desativados. Para demonstrar o funcionamento da tecnologia, os chineses chegaram a destruir um de seus próprios satélites. A operação produziu, no entanto, outros dois mil fragmentos.
O problema é sério e pode se agravar. Mais de 17 mil objetos com tamanho acima de 10 cm orbitam a Terra hoje. Os maiores entre eles podem, ao se chocar com outros objetos, se desintegrar, gerando milhares de objetos menores, representando um risco não apenas para outros satélites, mas também para a Estação Espacial Internacional e missões espaciais tripuladas.
Veja a reportagem na íntegra clicando aqui.
Redação REI DO TECH, via BBC Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, não xingue, ofenda ou use linguagem inadequada. Todos os comentários passam por moderação.