O CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) em parceira com a Momento Editorial, elaborou o Índice Brasil de Cidades Digitais 2011 e a campeã no quesito digital é Belo Horizonte, capital mineira.
A metodologia de classificação adotada leva em conta critérios divididos em nove categorias: presença de equipamentos primários, acesso público à internet, cobertura geográfica, acessibilidade, usabilidade e inteligibilidade, banda e serviços públicos e privados.
O estudo mediu o nível de digitalização das cidades que utilizam TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), ou seja, um conjunto de recursos tecnológicos integrados (hardware, software e telecomunicações) que permitem a comunicação e a automatização dos negócios, pesquisa científica e aprendizagem.
A capital paranaense, Curitiba, ficou em segundo lugar. Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, ocupou a terceira colocação no ranking, seguida de Vitória, no Espírito Santo. São Paulo ficou em nono lugar; Rio de Janeiro e Brasília não apareceram entre as primeiras.
Confira as dez primeiras cidades do ranking:
1º – Belo Horizonte (MG)
2º – Curitiba (PR)
3º – Porto Alegre (RS)
4º – Vitória (ES)
5º – Ibirapuitã (RS) e Jundiaí (SP)
6º – Campinas (SP)
7º – Santos (SP) e São Carlos (SP)
8º – Tarumã (SP)
9º - São Paulo (SP)
10º - Tauá (CE)
Acessibilidade - Ibirapuitã (RS)
Acesso Público - Icapuí (CE)
Cobertura Geográfica - Campo Bom (RS)
Serviços e Aplicações - Porto Alegre (RS)
Fonte: AdNews (Com complementos do site oficial do CPqD)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, não xingue, ofenda ou use linguagem inadequada. Todos os comentários passam por moderação.