Páginas

Pesquisar

Loading

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Japão possui o computador mais veloz do mundo

Imagem: Projeto "K"

Um computador fabricado pela companhia japonesa Fujitsu tornou-se o mais rápido do mundo, segundo a classificação TOP500, elaborada por universidades alemãs e americanas e divulgada pelo jornal Nikkei.

O "supercomputador" da Fujitsu, criado em colaboração com o instituto japonês de pesquisa Riken, foi capaz de efetuar 8.1 quatrilhões (1 quatrilhão equivale a 1000 trilhões) de operações por segundo, mais que o triplo do chinês Tianhe-1A, considerado o mais rápido na classificação anterior.

O projeto "K" conta com um investimento próximo a R$ 2,23 bilhões (112 bilhões de ienes) e deve ser destinado ao cálculo de prognósticos da mudança climática, detalhou a agência Kyodo. O prêmio Nobel de Química de 2001 e presidente do instituto Riken, Ryoji Noyori, disse que é nos campos da ciência e da tecnologia que o Japão pode "mostrar sua fortaleza".

Com o reconhecimento dessa edição da TOP500, o Japão se colocou pela primeira vez nos últimos sete anos no topo de uma classificação que historicamente dominou com os Estados Unidos, mas que nas últimas edições viu uma maior competência de China e Índia. Isso mostra que o Japão segue seu desenvolvimento tecnológico constante, apesar dos diversos terremotos que devastaram o país.


Fonte: R7.com (Modificado)

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse País é um exemplo para o restante do mundo, e principalmente para nós brasileiros, os típicos cidadãos que acham que as coisas acontecem sem esforço ou dedicação.

Postar um comentário

Por favor, não xingue, ofenda ou use linguagem inadequada. Todos os comentários passam por moderação.