Páginas

Pesquisar

Loading

quarta-feira, 8 de junho de 2011

IPv6: o futuro da internet

Você sabia que os endereços de internet podem acabar até 2012? Para solucionar esse problema, um novo padrão de endereçamento foi desenvolvido e está sendo adotado aos poucos por grandes empresas.

Provavelmente você já deve ter ouvido falar em endereço de IP, além de ser a “impressão digital” de sua conexão, ele cumpre um papel de extrema importância para os próprios sites. Isso porque esse protocolo de internet simplesmente determina a quantidade de endereços disponíveis para utilização.
Endereços de IP são  números

Todo site possui um IP, sendo esse único, esse mesmo IP é convertido no domínio pelo DNS, assim quando se digita www.reidotech.blogspot.com você está acessando o blog por um meio simplificado, e não pelo meio numérico.

Hoje em dia utiliza-se o padrão IPv4 (Internet Protocol version 4), no qual possui cerca de 4 bilhões de endereços disponíveis. Parece muito, mas saiba que essa quantidade está próxima de seu fim. Estima-se que mais de 90% desse valor já esteja em uso e em pouquíssimo tempo não existam mais endereços disponíveis.

Para evitar o “fim da internet”, uma nova versão desse protocolo foi criada. O chamado IPv6 utiliza endereços de 128 bits, ao contrário dos 32 de seu antecessor. Isso significa que a criação de uma quantidade absurda de endereços. Caso queira descobrir o número exato, basta elevar o número 2 à potência 128 (ou seja, 2128).

Além de aumentar a quantidade de endereços disponíveis, o IPv6 também visa um melhoramento na qualidade do serviço. A primeira grande vantagem é a possibilidade de determinados aparelhos utilizarem múltiplos IPs, o que permite a realização de atividades simultâneas em conexões com endereços diferenciados. Tanto que o Google já inseriu praticamente todos os seus serviços no novo protocolo, incluindo o YouTube.

O IPv6 vem sendo adotado aos poucos. Alguns sites, como eBay, Yahoo, Microsoft e Google já iniciaram a transição para o novo padrão. Por mais que as mudanças não sejam perceptíveis em curto prazo, você vai notar a diferença a partir do momento em que o formato tornar-se mais popular.

O site oficial do IPv6 BR oferece um link para saber se você está utilizando o IPv6, mas como foi dito anteriormente, "O IPv6 vem sendo adotado aos poucos", então provavelmente você ainda não esteja.


Redação Reidotech (Baseado em informações do Tecmundo e IPv6.br)

Siga o @reidotech e receba o melhor do mundo tecnológico direto no Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, não xingue, ofenda ou use linguagem inadequada. Todos os comentários passam por moderação.