Um grupo de pesquisadores japoneses desenvolveu um novo tipo de endoscópio que pode ajudar, e muito, as pessoas que precisam fazer os temerosos exames. Em formato de pílula, a câmera é engolida pelo pacientes e pode “nadar” pelo sistema digestório sendo controlada remotamente pelo médico.
O dispositivo, chamado de Mermaid pelos seus desenvolvedores, possui cerca de 1 cm de diâmetro e cerca de 4,5 cm de comprimento e, de acordo com o site Enagdget, já foi testado com sucesso, transmitindo imagens de áreas do trato gastrointerstinal humano.
O site TG Daily destaca que desde os anos 1980, cápsulas deste tipo já vinham sendo desenvolvidas pelos pesquisadores, porém, esta é a primeira que pode ser controlada remotamente pelo médico. A Mermaid foi testada em 2009 no estômago de um cachorro e, de lá para cá, foi aprimorada para o uso em humanos.
Uma última boa notícia é que a cápsula pode ser utilizada tanto em endoscopias quanto em colonoscopias, muito provavelmente, reduzindo drasticamente o medo que os pacientes têm destes dois exames.
Fonte: Geek
Siga o @reidotech e tenha o melhor do mundo tecnológico direto no Twitter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, não xingue, ofenda ou use linguagem inadequada. Todos os comentários passam por moderação.